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Colesterol

Todos nós temos colesterol no sangue, mas se esses níveis crescem acima do normal, o risco de desenvolver doença coronariana aumenta muito, pois ele se deposita na parede das artérias, formando placas de gordura que levarão ao enrijecimento das paredes das artérias e obstrução progressiva da circulação sangüínea. O colesterol é um tipo de gordura fabricada principalmente pelo fígado. Este colesterol é chamado de endógeno (produzido pelo próprio organismo). Há também o colesterol proveniente da alimentação, chamado de exógeno. Foi constatado que em populações cujas dietas têm excessivo teor de gordura ocorre maior número de morte por doenças coronarianas. O elo entre dietas ricas de gorduras e ataque cardíaco é o colesterol. Reduções dos níveis sangüíneos de colesterol são perfeitamente possíveis na maioria dos indivíduos e um grande número deles não necessita de um tratamento à base de medicamento; esta redução é conseguida com uma dieta alimentar adequada, com baixas concentrações de gorduras.

Pode-se dizer que, para cada 1% de redução dos níveis de colesterol sangüíneo, existe uma redução de 2% no risco de ataque cardíaco em homens com diagnóstico de hipercolesterolemia.

Os alimentos contêm 3 tipos de gorduras: saturadas, poliinsaturadas e monoinsaturadas.

Saturadas: São aquelas que tendem a aumentar o colesterol. Elas são encontradas principalmente em alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados etc.) e alimentos industrializados (bolos, bolachas, margarinas etc.), no chocolate, na gordura de coco e em certas sementes (nozes, amendoim, castanha etc.).

Poliinsaturadas: São aquelas que ajudam a diminuir o colesterol sangüíneo. Elas são encontradas em alta quantidade em certos óleos vegetais como soja, milho, girassol e de peixe.

Monoinsaturadas: Não aumenta os níveis de colesterol, podendo, ainda, diminuí-los. São encontradas em alguns óleos vegetais, tais como o azeite de oliva.

A seguir algumas sugestões importantes:

Para as compras:

  • Comece suas compras por onde se encontram os alimentos frescos como frutas, verduras e pão integral. As carnes magras e os laticínios dietéticos são produtos também encontrados nesses locais. Os alimentos processados, encontrados nos corredores centrais, em caixas, latas ou recipientes plásticos, freqüentemente são ricos em gorduras e devem ser evitados;
  • Se precisar comprar alimentos empacotados, leia a etiqueta. Compare os itens similares e escolha aquele que tenha o menor teor de gorduras. Escolha leite desnatado, queijo e iogurtes com pouca gordura;
  • Não compre produtos preparados com ingredientes ricos em gordura saturada e colesterol, como manteiga, bacon, óleo de coco e de palma, cremes ou molhos cremosos sólidos de leite integral, queijos amarelos e ovos.

Para cozinhar:

  • Retire toda a gordura da carne, a pele do frango e do peixe antes de cozinhar;
  • Cozinhe a vapor, em água fervendo, na grelha ou na chapa. Use panelas antiaderentes ou forno de microondas. Evite fritar alimentos;
  • Prepare um cozido ou uma sopa e deixe na geladeira de um dia para o outro. Antes de esquentar novamente, retire a camada de gordura endurecida que se forma na superfície.

Os pontos principais para uma vida saudável são os seguintes:

  • Consumir uma dieta variada;
  • Manter um peso ideal;
  • Dieta pobre em gorduras saturadas;
  • Regime abundante em vegetais, verduras, grãos, frutas e cereais que são ricos em fibras hidrosolúveis;
  • Utilizar os açúcares, o sal e o álcool com moderação;
  • Aumentar o consumo de peixe;
  • Incrementar o uso de óleos vegetais com baixa porcentagem de ácidos graxos saturados (soja, milho etc.);
  • O processo de aquecer óleo, como nas frituras, transforma as gorduras poliinsaturadas, que possuem baixo teor de colesterol, em gorduras saturadas. Logo, evite definitivamente as frituras.

No final destas orientações você encontrará as Diretrizes do "National Cholesterol Education Program" dos Estados Unidos para a redução do colesterol plasmático, e a composição em calorias por alimentos e por cada porção. Faça sua própria dieta.

 

Juarez Magalhães Brito
Cardiologista / Ecocardiografista - CRM 5565

 

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