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Sugestões Dietéticas

DIRETRIZES DO "NATIONAL CHOLESTEROL EDUCATION PROGRAM" DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE PARA REDUÇÃO DO COLESTEROL PLASMÁTICO

 

PRINCÍPIO

FONTES

 

Redução da ingestão total de gorduras e redução das gorduras saturadas.


Manteiga, margarina endurecida, leite integral, cremes
de leite, sorvetes, queijo duro, queijo cremoso ou amarelo, carne com gordura visível, cortes comuns de carne vermelha e carne de porco, pato, ganso, salsicha comum, presunto, salame, mortadela, patê, massas, cremes para café, coco e alimentos contendo óleo de coco e azeite de dendê.


Maior uso de alimentos
contendo alto teor protéico
e baixa quantidade de
gorduras saturadas.

 


Peixe, frango, peru e vitela.


Maior quantidade de carboidratos complexos e de fibras presentes em f0rutas, vegetais e cereais, com alguma ênfase nos legumes.


Todos os vegetais frescos ou congelados, todas as frutas frescas, todos os alimentos com base em cereais não-refinados, ervilhas, feijão, arroz, milho, batata etc.


Alimento moderado no uso de gorduras polinsaturadas e monosaturadas.


Óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja e produtos me-nos endurecidos (hidrogenados), óleo de oliva.


Redução do conteúdo
de colesterol.


Miolo, moela, timo, rins, língua, ovos (limitado a 1-2 gemas por semana), fígado de qualquer espécie animal (limitado a dois por mês).



Redução moderada do
consumo de sal.


Sal, glutamato de sódio, queijo, carnes e vegetais
enlatados, alimentos conservados em sal (presunto,
bacon, peixes de-fumados), águas minerais ricas em conteúdo salino, muitos alimentos
de "conveniência", queijos salgados.

 

 

 


COMPOSIÇÃO DOS NUTRIENTES (N%)

Carboidratos

50 - 60·

Proteínas

10 - 20

Gorduras

³ 30

Ácidos graxos saturados

³ 10

Ácidos graxos monoinsaturados

³ 10

Ácidos graxos n-6 e n-3 poliinsaturados*

³ 10

Fibras ++

Ca. 35 g/dia

Colesterol

< 300 mg/dia

  • · Percentagem da contribuição do total da energia dietética (excluindo-se o  álcool) fornecida por cada nutriente.

*  Estes nutrientes devem ser obtidos a partir de alimentos naturais.

++ Pelo menos, metade é derivada de frutas, legumes, outros vegetais e aveia.

 

A seguir, há um exemplo de dieta para redução do teor de lípides.

(1) Alimentos "recomendáveis" são em geral pobres em gorduras e/ou ricos em fibras. Tais alimentos devem ser usados regularmente como parte de sua dieta.  (2) Alimentos relacionados sob a indicação "com moderação" contêm gorduras poliinsaturadas ou menores quantidades de gorduras saturadas. Uma vez que sua dieta deve ser pobre em gorduras, é permitido o consumo destes alimentos somente com moderação.

 

Por exemplo: (a) carne vermelha não mais que 3 vezes por semana.  (b) queijos com mediana quantidade de gordura e pastas de carne e peixe uma vez por semana.  (c) bolos caseiros, biscoitos e pastéis feitos com margarina poliinsaturada apropriada ("do tipo cremosa") duas vezes por semana. (d) batatas fritas ou assadas, cozidas em óleo adequado, uma vez por quinzena.

 

Alimentos "não recomendados" contêm grandes quantidades de gorduras saturadas, devendo portanto serem evitados sempre que possível.

 

 

 

 


RECOMENDADOS

COM MODERAÇÃO

NÃO RECOMENDADOS




 


Gorduras

 

 

 

Todas as gorduras
devem ser limitadas.




Óleos e margarinas rotulados como "ricos
em poliinsaturados". Óleo de girassol, óleo
de milho, óleo de soja, óleo de açafrão, azeite, óleo de algodão. Patês pobres em gorduras.


Gema de ovo,
manteigas, gordura
que se desprende da carne ao ser cozida, toucinho, sebo, óleo
de dendê, óleo de coco, margarinas não "ricas
em poliinsaturados", cozimento em óleo de origem desconhecida, gorduras e óleos hidrogenados (coco).




Carne

 

 

Frango, peru, vitela.



Carne vermelha magra, presunto, porco, cordeiro, picadinho
com carne magra, hambúrgueres de boa qualidade, fígado e rim.


Gordura visível na carne (inclusive torresmo),peito do cordeiro, barriga do porco, bacon em fatias, salsichas, salames, tortas, lanhes, ovo, porco, tortas de carne. Pele de aves, presunto, salame,
lingüiça, patê.

 

 


Laticínios




Leite desnatado, queijos magros, como ex.: queijo tipo cottage, tipo quark (queijo cremoso de leite desnatado), queijo de coalhada (ricota),
clara de ovo, iogurte
desnatado, queijo mineiro.


Leite semi-desnatado, queijos meio
gordurosos, como
por exemplo: Edam, Camember, Gouda, Brie, requeijões, queijos industrializados. Parmesão em
pequenas quantidades. Queijo com 50% de gordura, 1 a 3 ovos inteiros por semana.

 


Creme de leite, leite condensado ou evaporado, cremes, cremes artificiais. Queijos com gordura integral (amarelo ou cremoso), leite integral, queijos cremosos e
iogurte integral.



Peixes


Todos os peixes brancos, p.
ex.: bacalhau, hadoque e linguado. Peixes oleosos,
como por exemplo: arenque, cavalinha, sardinha,
atum e salmão.

 


Peixe frito em óleo apropriado. Mariscos.

 


Ovas de peixe.

 

 

 

 

 

Frutas / Vegetais


Todos vegetais frescos ou congelados. Ervilha, feijão, milho verde, todos os tipos de feijões secos, vagens, feijão roxo, feijão-manteiga, lentilhas, broto de feijão, ervilha, são particularmente ricos em fibras solúveis". Batatas cozidas ou assadas com casca (coma a casca sempre que puder). Frutas frescas, frutas enlatadas não adoçadas, frutas secas.

 

Batatas fritas (tipo chips) e assadas se preparadas em gordura poliinsaturada adequada. Abacate.

Amêndoas, castanha
do Pará, nozes, castanhas, avelã.

 

 

Batata frita tipo chips e assada, cozida em óleo ou gordura inapropriados.

Salgadinhos, Batata crocante,Coco.



Alimentos
à base de cereais



Farinha integral, pães integrais, cereais integrais, farinha de aveia, farinha de milho, mingau de aveia, milho doce/verde, arroz e massa integral, torradas, bolo de aveia, matzá.

 

Farinha branca, pão branco, cereais em flocos açucarados, musli, arroz branco e macarrão, bolachas levemente adocicadas, bolacha d'água.



Pães especiais, como por exemplo: croissants, brioches, bolachas
picantes de queijos, massas compradas.

 

 


Alimentos preparados

 

Pudins e derivados de baixa caloria, como por exemplo:  gelatina, sorvetes, pudins preparados com leite
desnatado, iogurtes com
baixos teores de gordura e molhos com baixos
teores de gordura.


Bolos, massas, pudins, biscoitos e molhos preparados com margarina ou óleo adequados. Lanhes caseiros preparados com poliinsaturados (óleos vegetais,
extrato de coco).


Bolos, massas, pudins, biscoitos preparados
com gorduras saturadas, bolinhos e pudins preparados com gordura animal. Molhos à base de manteigas e cremes. Salgadinhos fritos. Sorvetes de leite e
cremes de leite.

 

 

Bebidas

 

Chá, café, água mineral, bebidas da linha de produtos dietéticos, sucos de fruta não adoçados. Caldo de sopa, sopa de vegetais caseira. Cerveja de baixo teor alcoólico.

 

Refrigerantes adoçados, bebidas à base de malte e de chocolate
de baixa caloria, ocasionalmente.
Sopas semi-prontas
de pacote, sopas de carne, álcool.

 

Café irlandês
(Irish coffee). Bebidas à base de malte preparadas com gordura integral, bebidas à base de chocolate.
Sopas cremosas.

 

 



Conservas, Patês e Doces

 



Picles puros. Adoçantes sem açúcar, como por exemplo: sacarina em comprimido ou aspartame líquido.


Picles doce e condimento chutney, geléia, marmelada, mel, xaropes e melaço, marzipan, manteiga de amendoim e coalhada. Doces cozidos, dropps, pastilhas de hortelã, açúcar, sorbitol, glicose, frutose.


Recheios e coberturas
de chocolate, tortas,
bolos e pastéis
contendo picadinho de carne preparado com gordura animal. Balas toffees, coberturas de sorvete, caramelo de açúcar, barras de chocolate e coco
em pedaços.

 


Miscelânea de vegetais




Ervas, temperos, mostarda, pimenta, vinagre. Molhos de baixa caloria, por exemplo:
limão ou iogurtes
com baixa caloria.


Massas com carne e peixe. Molhos cremosos para salada de baixa caloria ou maionese de baixa caloria,
molhos engarrafados. Molho francês
com moderação.
Molho de soja.

 

Molho de salada
cremoso comum, maionese, molhos à
base de creme de l
eite ou de queijos cremosos.

 

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