Home

Dicas de Saúde - Colesterol

O inimigo presente nos alimentos.

O colesterol é um tipo de lipídio, substância que pode tanto ser produzida pelo organismo quanto ingerida por meio de alimentos. É uma molécula que se comporta como gordura e exerce funções como a de produzir membranas de células, ocupar espaços entre as células, atuar na fabricação de hormônios e participar da composição da vitamina D (bastante importante para os ossos).

Os lipídios atuam no organismo com o auxílio das chamadas lipoproteínas. É aí que aparecem os conceitos de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL). O HDL é benéfico porque recolhe as sobras de colesterol e leva para o fígado, onde são eliminadas. O LDL é quem carrega o colesterol pelo organismo. Alimentos com gordura saturada e gordura trans (prejudiciais) aumentam a quantidade do colesterol ruim.

Altos níveis de colesterol no organismo podem fazer com que partículas de gordura se prendam nas paredes dos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de problemas cardíacos. Mas, é possível evitar:

  • Diminua o consumo de alimentos de origem animal ricos em gordura saturada, como carnes gordas, pele de aves e leite integral, além de queijos gordurosos, massas folhadas e doces recheados, entre outros;
  • Evite alimentos com gordura trans (produtos industrializados, com gordura hidrogenada);
  • veia e frutas como maçã, goiaba e a parte branca da laranja ajudam no processo de absorção do colesterol;
  • Exercícios físicos ajudam a aumentar a produção do colesterol bom, além de acelerarem a remoção do ruim;
  • Procure manter-se com um peso regular e não elevado;
  • Evite fumar e ingerir álcool em exesso.
 

Rua Leonor Calmon 256 - Centro Médico Christian Barnard, loja 30 térreo - Cidade Jardim
CEP: 40.240-620 - Salvador - Bahia. Tel - 3451-0200/0404/5037 - 3014-9650