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Dicas de Saúde - Exercícios Físicos

Atividades físicas são essenciais para a vida.

Fora o conforto e a comodidade, a tecnologia trouxe consigo um dos maiores problemas de saúde do mundo: o sedentarismo. Atos simples do nosso dia-a-dia que demandavam esforço físico, como o de levantar-se para ligar a TV, brincar na rua com os amigos e caminhar no parque com a família foram substituídos por controles remotos, brinquedos e diversões eletrônicas.

Nos dias atuais, geralmente, só se propõe a praticar atividades físicas quem está diretamente preocupado com o excesso de peso e a estética do corpo. Um equívoco. A prática regular de exercícios tem efeito direto na melhora das funções fisiológicas, psicológicas e, inclusive, sociais.

Recomendado para todas as idades, além de eliminar as calorias que foram ingeridas em excesso, os exercícios físicos contribuem para o fortalecimento muscular, controle de diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e auxilia na sociabilização, controle do estresse e ansiedade. Quanto mais inativos ficamos, tarefas que requerem energia tornam-se cada vez mais difíceis. E as chances de contusões musculares podem ser dobradas.

Mas, não se pode sair praticando qualquer atividade sem uma prévia avaliação médica. De acordo com o Projeto Saúde no Parque, resultado de uma parceria entre Instituto do Coração (Incor), Escola de Educação Física e Esportes da USP e Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo (Prodam), realizado no Ibirapuera, das 401 pessoas inscritas 34% não estavam aptas a pratica de exercícios físicos.

Portanto, procure a orientação de um especialista. Só ele está capacitado a desenvolver um treinamento que considere as características individuais de cada pessoa. Normalmente, os exercícios devem ser feitos três vezes por semana ou mais, e, se possível, em dias alternados para que o corpo possa se recuperar do esforço. Nas primeiras semanas, é comum que se sinta um pouco mais cansado e sonolento. Isso faz parte do processo de adaptação do corpo.

Abaixo seguem algumas alternativas que podem ser executadas no nosso dia:

  • Evite o uso de excessivo de controles remotos dos aparelhos eletrônicos;
  • Procure não ficar muito tempo sentado;
  • Vá pelas escadas quando os andares forem próximos;
  • Deixe de utilizar o carro para percorrer pequenas distâncias;
  • Procure controlar o estresse e;
  • Organize sua agenda, falta de tempo não é uma desculpa quando se trata da própria saúde.
 

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